22/07/2015

Homus vivo

E na correria do dia a dia consegui me planejar para seguir pela segunda vez a proposta do livro "O Plano - Elimine os alimentos 'saudáveis' que surpreendentemente engordam - e peca peso rápido", da Lyn-Genete Recitas.

Decidi seguir mais 20 dias, com o cardápio proposto no livro para o inverno, para testar novos alimentos e outras formas de preparar as receitas, além é claro para tentar eliminar uns quilinhos chatos que acabei ganhando.

Minha ideia é incorporar alguns conceitos da alimentação viva que estou aprendendo nos últimos meses! Ou seja, quero aproveitar melhor os benefícios dos alimentos e consumir eles da melhor maneira possível.... e uma delas é diminuindo o tempo de cozimento deles. E, quando possível, irei utilizar os grãos e sementes germinadas!

Foi assim que surgiu essa receita de homus - uma pasta árabe deliciosa de grão de bico. Ao invés de cozinhar o grão de bico, como no preparo tradicional e como a autora do livro O Plano indica na receita dela, resolvi utilizar o grão germinado (veja aqui o passo a passo de como germinar o grão de bico) transformando o resultado numa receita dentro dos conceitos da alimentação viva!

Tentei seguir os outros ingredientes propostos no livro, mas substitui o azeite de oliva extra-virgem pelo creme de castanhas de caju com gergelim - Cajuhine da Bioporã - que comprei já pensando em experimentar numa receita de homus. Ficou demais com ele! Mas quem não tiver acesso ao produto, pode fazer com azeite mesmo!

No livro "O Plano" a proposta é comer o homus com pedaços de cenoura no lanche da tarde! Fica uma delícia e bem saudável. Mas você pode também comer ele puro acompanhando uma salada, com biscoitinhos de arroz ou da maneira que preferir.


Homus vivo



Ingredientes
  • 1 xícara de grão de bico germinado e sem casca
  • 2 colheres de sopa de Cajuhine da Bioporã (creme de castanha de caju com gergelim)
  • suco de 1 limão fresco
  • água filtrada (o quanto achar necessário - eu utilizei 2 colheres de sopa)
  • 1 dente de alho
  • cominho a gosto (usei 1/2 colher de chá)
  • 1 pitada de sal marinho
  • pimenta do reino branca a gosto
  • salsinha para decorar (usei a desidratada, mas ficaria melhor com a fresca)

Modo de preparo
  1. Processe num processador (também dá para fazer com um mixer ou liquidificador) o grão de bico germinado com o suco de limão, e se achar necessário para facilitar o processo adicione um pouco de água.
  2. Depois de triturado adicione o alho, o Cajuhine, o sal, a pimenta do reino e o cominho e processe até ficar com uma mistura homogênea.
  3. Na hora de servir, acrescente umas folhinhas de salsinha.





Nenhum comentário :

Postar um comentário