23/04/2015

Sopa rústica de abóbora japonesa

No último feriado tive a oportunidade de participar de um Retiro de Detox Intensivo na inauguração do Centro de Estudos Doce Limão da querida Conceição Trucom.

Nesses cinco dias que passei no espaço, pude conhecer na prática a alimentação cru, viva e vegetariana. Fizemos e provamos deliciosas receitas o que ajudou a desintoxicar não só o corpo físico.. mas o emocional também. Foi uma experiência maravilhosa!

Me interessei muito no estilo de alimentação, mas como as mudanças não podem ser radicais, optei por incluir alguns preparos e práticas no meu dia a dia aos poucos... e assim vou testando e aprovando o que funciona e faz bem para mim.

E pra começar, resolvi experimentar em casa uma das receitas que fizeram parte do nosso jantar durante o retiro: sopa amornada de abóbora com inhame.

Mas, modifiquei um pouco a receita, incluindo alguns ingredientes que acredito serem bons para mim e, tive que alterar o modo de preparo, por não ter as "ferramentas" necessárias para fazer uma comida viva. Então, o resultado foi a minha sopa rústica de abóbora japonesa! E como ficou deliciosa também, resolvi compartilhar com vocês. Eu diria que ficou uma sopa semi-viva (rs), pois tentei fazer levemente amornada.

Antes, gostaria de explicar um pouco sobre o preparo da comida viva que vivenciei no retiro, mas não apliquei na minha receita. As comidas vivas podem sim ser preparadas no fogo, desde que não ultrapassem a temperatura de 40ºC. Para isso, eles utilizam panelas de ferro, e mexem a comida com os dedos para sentir o aquecimento. E, a cebola é refogada no próprio óleo que ela solta enquanto esquenta, ou seja, nada de azeite ou manteigas.

Ah, só mais uma coisa antes de passar a receita. Eu preparei em casa sem seguir medidas, fui seguindo a minha intuição.... então não se prendam aos números que coloquei como referência, façam de acordo com o gosto de vocês, inclusive o preparo! Usem essa receita como inspiração para criar a de vocês!


Sopa rústica de abóbora japonesa


Ingredientes

  • 120 g de abóbora japonesa ralada (pode ser com a casca)
  • 1 cenoura média ralada (se for orgânica pode ser com a casca)
  • 1 inhame pequeno sem casca e ralado
  • 150 ml de leite de coco caseiro
  • 1/2 cebola picada
  • 4 cogumelos shitake fatiados
  • 1 colher de sopa de manteiga de garrafa (pode ser azeite)
  • suco fresco de 1 limão
  • raspas da casca de 1 limão
  • sal rosa a gosto
  • 1 pitada de noz moscada
  • dill/aneto/endro a gosto (usei o desidratado)
  • sementes de abóbora sem casca para servir

Modo de preparo
  1. Aqueça em fogo baixo a manteiga (reserve uma parte para os cogumelos) e rapidamente acrescente a cebola, mexendo sempre. Quando sentir que a panela esquentou demais, retire do fogo e continue mexendo.
  2. Ainda fora do fogo, adicione os vegetais ralados e misture bem.
  3. Volte a panela ao fogo baixo e acrescente o leite de coco, o suco de limão, as raspas, o sal, a noz moscada e o dill.
  4. Mexa por um minuto, retire do fogo e processe a sopa. Eu utilizei o mixer direto na panela, mas você pode usar o liquidificador. Mas não processe demais, pois o gostoso é deixar a sopa com textura.
  5. Depois de processado, volte ao fogo baixo por mais um minutinho. Desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
  6. Aqueça o restante da manteiga numa frigideira, também em fogo baixo, e acrescente os cogumelos. Depois de uns 2 minutos, transfira eles para a panela de sopa tampada.
  7. Mantenha a panela fechada por mais 5 minutos.
  8. Na hora de servir, salpique um pouco das sementes de abóbora.

Nenhum comentário :

Postar um comentário