17/12/2014

Caldo de legumes

Nunca gostei de cozinhar usando aqueles tabletes de caldos prontos, e sinceramente, nunca havia sentido falta de usar qualquer tipo de caldos nas minhas receitas.

Até que durante um curso de gastronomia que fiz, o chef deu a dica de utilizar esses caldos – também conhecidos como “fundos” ou “base aromática” – para diversos preparos, como para cozinhar arroz, macarrão, preparar risotos, hidratar grãos... Lembro direitinho da frase que o chef disse: “o fundo é a alma do cozinheiro”. E claro que isso me despertou a maior curiosidade, pois além de dar um sabor especial aos preparos, o uso desses caldos vai deixar a receita ainda mais nutritiva.

O ideal é manter a linha saudável com comida de verdade e deixar de lado os produtos prontos, né? Preparar um caldo de legumes é muito mais simples do que você imagina!

Vou compartilhar com vocês uma receita base de caldo que o chef ensinou pra gente. Você pode acrescentar outros tipos de legumes e temperos, como salsinhas, alho-poró, folhas de louro, cravos da Índia... Não tenha medo de experimentar na cozinha e, assim, descobrir novos sabores!

Caldo de legumes (receita base) 

     Ingredientes 
  • 50% de cebola 
  • 25% de cenoura com casca 
  • 25% de salsão (folhas e talos) 
  • água

    Modo de preparo 
  1. Corte os legumes já higienizados em tamanhos médios e parecidos. Para uma cozimento mais rápido o tamanho deverá ser menor. 
  2. Coloque todos os legumes numa panela grande e com tampa, adicione água até cobrir tudo e deixe cozinhando, em fogo baixo, por no mínimo 45 minutos após começar a ferver, para extrair bem todos os nutrientes. Esse tempo pode variar de acordo com a quantidade do preparo. 
  3. Após o tempo de cozimento, coe o caldo com uma peneira fina, descartando os pedaços de legumes. 
  4. Guarde o caldo em potes fechados na geladeira por até 5 dias, ou congele por 3 meses. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário