02/04/2014

O que comer numa alimentação low carb/paleo?

Vejo muito, nas redes sociais que participo,  pessoas perdidas com esse assunto, não sabendo como começar.
Algumas delas, na busca pelo emagrecimento saudável, já perguntaram sobre o que se pode comer ou não numa alimentação LCHF (low carb & high fat) e paleo.
A resposta é simples: coma comida de verdade! Mas sinto que isso ainda causa confusão porque muitos não acreditam que é tão simples assim.

Como não sou nutricionista, não posso indicar e montar um cardápio para quem me pergunta. Mas posso mostrar o caminho para isso, né?!
Para isso, conversei com a nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues que, gentilmente, me autorizou a publicar alguns de seus textos no meu blog.

Então para começar, selecionei duas publicações da sua página no Facebook sobre assunto que me ajudaram muito a entender o que se pode comer ou não nesse estilo de vida!

Lembrando: cada corpo é único e reage de uma maneira. O que funciona para mim, não necessariamente irá funcionar para você, ok?! E para descobri isso, tem que testar...

PIRAMIDE ALIMENTAR 
"Esta é a Piramide Alimentar ideal, na minha opinião. É simples...basta apenas mudar definitivamente os hábitos alimentares e se adaptar a um novo estilo alimentar.
Diferente do que normalmente se ouve por ai (e eu inclusive orientei muitas vezes até descobrir que havia um caminho melhor e verdadeiramente sustentável a longo prazo) que deve-se comer pouco e a cada 3 horas, que os carboidratos são a base da alimentação e devem ser consumidos de 5 a 11 porcões por dias e tantos outros blá blá blás sem fundamento científico.. 
Toda vez que se come carboidratos, independente de ser integral, fruta ou um doce, irá causar um pico de insulina no sangue o que impedirá que o organismo utilize gordura corporal como fonte de energia e sim ative a rota metabólica para armazenamento de gordura, já que não há atividade física suficiente pra queimar toda energia consumida.
Não é que não se possa consumir carboidratos, mas devem ser utilizadas as fontes certas e de maneira estratégica e inteligente. Regule o sistema hormonal e enzimático, eliminando os picos de insulina e faça seu corpo funcionar normalmente de novo.
Ninguém deve pensar que nunca mais irá comer pão, massa, pizza, bolo, batata frita, pastel, sorvete, chocolate, cerveja...isso não existe! A não ser que seu objetivo seja ter um corpo de atleta! Acho que nunca é tempo demais! Apenas não permita que estes "alimentos" façam parte da sua rotina alimentar, não só porque engordam, mas sim pelo malefício que causam a nossa saúde.
Se você se alimentar corretamente, na maior parte do tempo, sem contar calorias, sem se preocupar tanto com quantidade e sim com qualidade e respeitando sempre a sua fome e não certas regras bobas e horários pré-estabelecidos, irá perder peso e mante-lo naturalmente sem muito esforço e ainda poderá comer algumas besteiras de vez em quando, sem culpa, porque o corpo estará saudável e funcionando perfeitamente para eliminar tudo o que não lhe for útil.  
A escolha é sua!"

PIRAMIDE PRIMAL
Escrito por Raquel Zucchi e postado originalmente por Thais Massafera: 
"A alimentação Low Carb High Fat causa rápida perda de água - dando a impressão de emagrecimento
- e por isso ela vem ganhando fama de dieta louca/da moda/de revista.  
A verdade é que os benefícios de uma dieta Low Carb, com carbs até 150g (fibras não entram na conta), são inúmeros. Aliás, para pessoas com intolerância maior a insulina (obesidade crônica, diabetes, síndrome metabólica, etc) com devida assistência médica a dieta cetogênica (até 50g) vem sendo a solução em diversos estudos, sendo hoje recomendada até pelo governo da Suécia.  
O paradigma difícil de ser quebrado é justamente o de que a gordura NÃO faz mal à saúde e muito menos é a responsável por te engordar.  
Os GRANDES problemas da dieta ocidental atual são: açúcares, carboidratos refinados, trigo (mesmo integral), óleos vegetais (tá em tudo hoje em dia) e industrializados em geral. Ao consumir tais alimentos no dia-a-dia, nossa ingestão de ômega 6 é de 20 a 40 vezes maior que a de ômega 3, quando nosso corpo na verdade é "projetado" para uma razão bem menor. Excesso de ômega 6 causa inflamação no corpo - a grande responsável pela maioria das doenças do nosso tempo (doenças cardíacas são um exemplo). Outra fonte de ômega 6 são grãos.  
Ao evitar os alimentos acima vc torna-se adepto à dieta Paleo/Primal. Nela é difícil ultrapassar a faixa dos 150g de carbs - por isso ficou conhecida como sendo uma dieta low carb, o que nem sempre é verdade, pois varia conforme o objetivo individual, pode-se consumir carbs não densos como batata doce, mandioca, inhame, etc. O que sobra pra comer? Comida de verdade! Coma o que quiser, sem contar calorias, sem horários estipulados, sempre respeitando a fome do seu corpo: verduras e vegetais, carnes, peixes e ovos, frutas, gorduras (menos óleos vegetais e margarina), castanhas, sementes e, caso não tenha intolerância, lacticínios integrais (fermentados de preferência - leite puro só se for cru, o que é difícil achar né?). Também rola um chocolate c/ + de 70% cacau e um vinho no fim de semana. Vc vai emagrecer naturalmente e sentir melhor que nunca."

2 comentários :

  1. Olá Lali!
    Desde janeiro estou me pesquisando sobre esse estilo de vida e procurei mudar aos poucos minha rotina alimentar.
    Achava impossível alguém não comer pão de manhã, ou arroz e feijão em pelo menos uma das refeições principais.
    A primeira mudança foi eliminar meus nesfit's do armário, meus light e diet da geladeira....
    Depois, parei de comprar açucar, biscoitos, pães, torradas e macarrão.
    Aí! como sofri. Estava habituada a jantar vez em quando um sanduba com salada, peito de peru e pão 7 grãos.
    E por último minha dupla dinâmica: arroz e feijão. Passei a comer só em uma refeição do dia, depois de umas semanas dia sim, dia não.
    Agora eu os preparo, meu marido come e eu não.
    Impressionante como a mente tem que ser trabalhada nessa mudança toda. As leituras, os grupos e os estudos só fazem com que entendamos o quão errado são os hábitos nesses últimos 40 anos....
    Obrigada por disseminar seu conhecimento, suas experiências e receitas!
    Por sua culpa e das pessoas que compartilham sobre a lchf/paleo no insta ou em blogs, eliminei 12 kg.
    Minha saúde agradece....:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!!!
      Obrigada por deixar esse comentário aqui... adorei conhecer um pouco sobre a sua experiência e, me deixou mto feliz, saber que fiz parte dessa sua mudança de vida!!
      Gosto sempre de deixar claro que as mudanças não acontecem da noite para o dia... e sim é um processo que leva tempo, afinal são hábitos que precisam ser mudados, né?!
      Parabéns pelas suas conquistas... estamos no caminho certo para cuidar melhor da nossa saúde!!!
      Beijos

      Excluir