11/04/2014

As funções do colesterol

Parte V do conteúdo "O mito do colesterol" escrito pela nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues.
Se você ainda não leu os outros textos, acho melhor começar por aqui! ;)

O MITO DO COLESTEROL
por Alice Dalpicolli Rodrigues

Parte V - As funções do colesterol


A triste notícia é que se continuarmos procurando baixar os níveis de colesterol da população, nos tornaremos uma geração de zumbis!

Em 2010, Ron Krauss publicou um trabalho revolucionário: a descoberta de que existem 11 sub-tipos de LDL, que se dividem por tamanhos das moléculas e onde apenas os dois sub-tipos de moléculas menores é que são prejudiciais, ou seja, os outros 9 não são prejudiciais. E mais, dieta gordurosa aumenta a forma benigna do LDL, quem aumenta a forma maligna são os carboidratos refinados. (Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition. P.W Siri-Taurino, Q.Sun, F. B Hu, and R. M Krauss. Satured fat, carbohydrate, and cardiovascular disease. Am. J. Clinical Nutrition, March 1, 2010; 91(3): 502-509)

Vamos tentar colocar os “pingos nos is”:
LDL – “leva colesterol do fígado pras células”
HDL – “trás colesterol das células para o fígado” 
LDL só passa a ser um problema quando ela é modificada por oxidação e glicação, tornando-se então aterogênica e constituindo um fator extremamente importante na ocorrência das doenças cardiovasculares. Macrófagos expressam receptores que captam a LDL modificada, formando as células espumosas que irão formar a placa aterosclerótica.

O Colesterol é indispensável para:
- Síntese de vitamina D
- Absorção de cálcio
- Produção biliar (bile que ajuda a digerir os alimentos)
- Produção de Mielina (tecido cerebral)
- Permeabilidade da membrana celular
- PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS ESTERÓIDES
  *se os níveis de colesterol chegarem a menos do que 140mg/dl, a capacidade de produção         destes hormônios, também chamados de sexuais, fica comprometida!

Tentando explicar resumidamente uma das funções vitais do colesterol no cérebro: uma vez que o colesterol compõe a bainha de mielina e tem importância na fluidez das membranas, suas alterações podem prejudicar as trocas de íons e de nutrientes. Os neuroesteróides, hormônios como testosterona e estrogênio, influenciam a formação da memória e são oriundos da molécula de colesterol, ou seja, sem colesterol eles não existem, não conseguem ser formados.

Continua no próximo post:

Nenhum comentário :

Postar um comentário