31/03/2014

Hambúrguer de atum

Essa receitinha já me acompanha tem um tempo, desde quando inicei minha reeducação alimentar.
É super prática e fácil de fazer. E o melhor, não tem certo e errado, dá pra variar bastante os ingredientes e quantidades.

Vou detalhar a última receita que fiz, que renderam 8 hambúrgueres. Gosto de fazer assim porque aproveito para congelar e facilitar ainda mais a minha vida. É sempre bom deixar uma opção pronta no congelador, né?
No final, vou explicar algumas variações que você pode fazer com a receita.

Hambúrguer de atum

   

     Ingredientes

  • 2 latas de atum ralado
  • 3 ovos
  • 4 colheres de sopa de farinha de berinjela
  • 4 colheres de sopa da farinha de linhaça dourada
  • 1/2 cebola picada
  • salsinha a gosto
  • sal a gosto
  • gergelim 

     Modo de preparo

  1. Bata os ovos e o sal com auxílio de um garfo.
  2. Escorra as latas de atum e misture com os ovos, mexendo bem.
  3. Adicione as farinhas e misture bem.
  4. Coloque a salsinha
  5. Distribua a mistura em forminhas para forno. Eu gosto de usar aquelas forminhas de silicone para cupcakes. Mas também já fiz usando ramekin.
  6. Salpique gergelim por cima.
  7. Leve as formas no forno pré-aquecido a 180/220º por 30 minutos.
  8. Consuma na hora, ou se preferir, espere esfriar bem e embrulhe em papel filme e congele.


Variações


  • Você pode fazer a receita apenas com uma lata de atum, usando 1 ovo e 4 colheres de sopa de farinha e temperos.
  • Sobre as farinhas, você pode usar apenas de um tipo. Também dá certo com aveia.
  • Quanto ao tipo do atum, escolha o que você achar melhor. Antes eu consumia o ralado ao natural light, hoje em dia, devido a minha alimentação se basear em consumo de gorduras boas, eu prefiro utilizar o atum feito em azeite ou o que apresentar ingredientes mais naturais na composição.
  • Quanto aos temperos: utilize o que você mais gostar. Pode usar: manjericão, orégano, raiz forte, dill...
  • Outra opção também é misturar queijo ralado na massa. Eu já fiz com parmesão e ficou muito bom.

Nenhum comentário :

Postar um comentário