31/03/2014

Granola salgada

Eu sempre gostei de colocar granola salgada na salada!
Até o ano passado comprava um pacotinho pronto no mercado e usava com moderação não só nas saladas, mas em outros prtatos também, como nos omeletes.
Mas quando decidi cortar o glúten da minha alimentação, comecei a ler novamente os rótulos dos produtos que consumia, e para minha surpresa lá estava no pacotinho a frase "CONTÉN GLÚTEN" junto com outros ingredientes que passei a evitar, como flocos de milho, aveia e soja!
A solução foi fazer uma seleção dos ingredientes que podia consumir e fazer em casa a minha própria granola.

A receita é bem simples, e super adaptável ao seu gosto e aos ingrendientes que você tem na sua casa! Não tem regras!

Granola Salgada


     Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de amêndoas trituradas
  • 3 colheres de sopa da farinha de linhaça dourada
  • 3 colheres de sopa de castanhas do pará trituradas
  • 3 colheres de sopa de sementes de girassol trituradas
  • 3 colheres de sopa de nozes trituradas
  • 1 colher de sopa de gergelim preto
  • 1 colher de sopa de gergelim branco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de sopa de óleo de coco extra virgem

   
     Modo de preparo

Eu já guardo os ingrendientes triturados. Mas caso você não tenha assim, é só passar num processador de alimentos antes de usar e medir.


  1. Unte uma assadeira com o óleo de coco, eu espalho com ajuda de um pedaço de papel toalha.
  2. Misture todos os ingredientes. Pode ser direto na assadeira com ajuda de uma espátula de silicone.
  3. Leve no forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos.
  4. Deixe esfriar e guarde num potinho com tampa que feche bem.


Observação

Sobre a linhaça

Deixei de usar as sementes de linhaça inteira após ler no livro Barriga de Trigo que o nosso organismo não consegue digerir ela dessa forma. Então o indicado, para poder aproveitar os nutrientes da linhaça, foi consumir em forma de farinha. Já compro dessa forma e é bem em conta (entre R$6 e R$10 o quilo).
Tem a farinha da linhaça marrom e a dourada. A diferença entre elas é que a dourada apresenta um sabor mais suave. Eu uso a dourada, simplesmente porque a cor me agrada mais, mas é uma escolha pessoal, ok?

Nenhum comentário :

Postar um comentário